sábado, 24 de julho de 2010

Guru Purnima - Honrar os Professores Iluminados.


As escrituras Hindus declaram que mais valiosos que ouro, e ainda mais raro, é um guru, um conhecedor das verdades espirituais, também chamado de satguru. Um guru é o melhor amigo do devoto, um pai e uma mãe, um confidente de confiança e um mentor exigente e um guia no caminho para Deus. O guru personifica tudo o que o aspirante espiritual deseja ser; no guru, uma pessoa vê o seu próprio potencial infinito.

Os Hindus reverenciam esses raros líderes durante Guru Purnima, a lua cheia em Junho/Julho, no mês Hindu de Ashada. O que é Guru Purnima? Guru Purnima é a festividade anual que honra os professores espirituais, preceptores e mentores que removem a escuridão da ignorância e trazem a sabedoria e iluminação. Purnima é a palavra Sânscrita para lua cheia.Quais são os costumes de Guru Purnima?

Neste dia especial todos os pensamentos de uma pessoa estão focados no santo preceptor, sintonizando-se com a sua mente, meditando nos seus ensinamentos e expressando gratitude pelas suas bênçãos e orientação. Em ashrams, mosteiros, salões e altares caseiros, os Hindu reúnem-se para venerarem o guru da sua linhagem. A primeira actividade é um ritual formal, chamado puja, no qual os seus pés ou um par das suas sandálias são reverenciadas. Nos maiores centros do guru, a puja é um grande evento, precedida por uma procissão festiva.

É especialmente auspicioso fazer peregrinações ao ashram ou mosteiro do guru neste dia. Porquê que a lua cheia de Ashada é o dia do guru?Na Índia, este dia marca o início dos quatro meses da época das monções. Tradicionalmente, os santos mendicantes não vagueiam durante este tempo inclemente, mas fixam-se em acampamentos temporários onde os devotos se reúnem para receberem a sua sabedoria. O primeiro dia de aprendizado era dedicado a reverenciar o preceptor, e acredita-se que este hábito tornou-se conhecido Guru Purnima.

A lua cheia também é conhecida como um tempo propício para atingir realização, plenitude e progresso espiritual, e para iniciar todos os novos empreendimentos.

Lua Cheia 25 de Julho de 2010


A Lua de Julho é a Lua das Crianças, a Lua de contar histórias. Uma lenda antiga diz que quem contar uma história muito bem contada para alguém, nesta noite, constrói seu destino, pois a Deusa Lua tem, neste dia, o poder de transformar as histórias contadas em histórias reais. A criatividade é seu instrumento; e o resultado, seu destino!