sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Amor e a Verdade


Tudo passará - juventude, beleza, saúde, dinheiro, posição social.
Teorias equivocadas não resistirão.
Enganos cederão à evidência dos fatos.
A injustiça não prevalecerá.
Ninguém detém o carro do progresso, que esmaga sob as suas rodas recalcitantes.
Os poderosos envelhecerão.
Reis rolarão do trono.
Apenas o amor e a Verdade permanecerão inalteráveis, ante o olhar severo do Tempo.
Dentro de ti, todas as ilusões, breve se farão em cinzas.
Não te arremedes do que for bom e nem te afastes do que for justo.
Às hecatombes morais da alma, apenas o Amor e a Verdade te ajudarão a sobreviver.
Carlos Baccelli


A Árvore

O homem deve trabalhar a sua semelhança com a natureza.Ver na natureza a forma de Deus e buscar nela o que lhe falta para compreender sua verdadeira natureza Divina.O homem deve comparar-se a uma grande árvore frondosa.A árvore, com sua determinação em chegar ao céu, desenvolve a sua força, resistência e constância.Na verdade, o que falta no homem é desenvolver a força da mente, a resistência às emoções e a constância no espírito.A força da árvore está em suas raízes que perfuram o solo em busca dos lençóis d’água. Sem a chuva ou na falta da água, a majestosa árvore encontra na superfície os sais minerais devidos para sua sobrevivência.

Assim, tem que ser o homem: com uma mente trabalhada, ele se fortalecerá, discernirá entre o certo e o errado, entenderá a lei da razão, da intuição e do coração, fazendo-os seus aliados contra as tempestades e secas em sua vida.O externo da árvore é a casca, o caule, as folhas e frutos.As criações humanas, as paixões, as emoções sem controle, assemelham-se ao externo da árvore.A árvore sofre as agressões externas dos animais racionais e irracionais e do clima, mas mesmo assim, a árvore sempre encontra uma forma de se renovar, de florescer e continuar a crescer para o alto.

O homem cria suas próprias agressões, cria aberturas para ser explorado de todas as formas, e não conseguindo reagir a sua fraqueza, termina cansado, fadado, não tendo força para completar a sua jornada.Devemos ser como a árvore que cria casca, que é renovada sempre e faz da casca sua proteção para ninguém lhe roubar sua seiva.O homem quando magoado, ferido, traído, deve transformar tudo isto em casca, lembrando das experiências e protegendo seu coração de suas próprias criações imaginárias.A árvore sempre cresce, espalha-se com seus braços largos e fortes. Às vezes, por alguma razão, um ou mais braços são quebrados, não voltando mais a mesma forma. Mas com o tempo, a árvore sempre encontra uma força (forma) de criar novos braços. Assim deve ser o homem, quando ele acha que perdeu tudo e ainda inconsciente, acredita que não lhe resta mais nada, ele deve pensar na árvore que nunca pára até chegar ao seu tempo de não existir.

Todo ser deve continuar a construir novos caminhos e sempre criar novas oportunidades.A árvore é um ser majestoso, imponente que dá segurança a sua sombra e amor aos seus frutos.Ela parece inabalável, mas não é verdade! O homem que não a vê como parte de Deus sobre a Terra, ou melhor, como parte de si mesmo, derruba as árvores para fins egoístas, sem piedade nem compaixão. Mesmo assim, elas continuam a crescer...São cortadas no tronco, porém começam a florescer e a crescer rumo ao céu, graças as suas raízes fortes. Mas o homem continua a cortá-las, até que a imponente árvore morra de fraqueza. Isto só acontece pelo único ponto fraco: ela não pode sair do seu local a qual foi destinada. É uma lei da natureza.O homem não tem este ponto fraco, pois quando ele quer, pode mudar a direção... Esta é a nossa força: o “Livre Arbítrio”, embora muitos homens prefiram permanecer imóveis, estáticos e sem vida.

Valdemir Soares Lopes