domingo, 16 de janeiro de 2011

Evolução Espiritual


Os caminhos para a evolução espiritual são diversos. Destaquemos alguns para a nossa reflexão: estudos de textos sagrados e espiritualistas; oração; meditação; compaixão e caridade; perdão e desapego, entre tantos outros, parecem ser os mais eficazes.


Estudo


Quando lemos obras sagradas e espiritualistas, acessamos, exercitamos e tocamos nossas camadas mais profundas, despertando nossa consciência interior (somos seres espirituais com experiências conquistadas em várias encarnações dentro do mundo material ao longo do tempo linear de nossa história humana na superfície do planeta); estimulamos assim, a nossa ascensão espiritual através do acesso de nossa própria sabedoria interior desenvolvida em várias encarnações e acumulada em nossa alma.


Oração


Pela oração buscamos a conexão direta com a nossa alma (o ser divino REAL existente em nós, a Porta Estreita que deve ser aberta, conforme Cristo; o caminho do meio que deve ser trilhado, conforme Budha ), despertamos a ponte que nos leva ao céu e que o trás até nós. É uma atitude extremamente valiosa agradecer ao Criador pelo dom da vida, pela oportunidade que temos de crescer na aproximação e compreensão do reino dos céus. É uma atitude muito positiva pedir força, fé, coragem e tudo o mais que possamos precisar para nosso crescimento, pois tais pedidos, sinceramente feitos, são plenamente atendidos.


Meditação


Ao meditarmos, ficamos em estado de elevação da consciência, conseguimos calar a nossa personalidade humana, o ego humano transitório (“Que é pó e voltará a ser pó”) causamos a abertura dos chakras (abrimos os portais espirituais) e posterior elevação da energia da Kundalini, passamos a captar as ondas energéticas do mundo espiritual superior, fortalecendo-nos e sendo inspirados a termos bons pensamentos e sentimentos sublimes, amenizando ainda o nosso estresse. Esse estado especial nos permite também, em muitos casos, reviver cenas de vidas passadas e até lampejos do futuro (orientando os nossos passos com segurança).


Compaixão e caridade


Todo e qualquer tipo de atenção com nosso semelhante pode ser definido como compaixão e caridade, que é o exercício prático do amor incondicional, pois o amor precisa ser praticado para que ele efetivamente aconteça e se espalhe em nosso meio. Agindo assim, atraímos os seres de luz, uma energia Divina que nos inspiram o amor incondicional, a compaixão e a caridade em sentido mais amplo, proporcionando nossa elevação espiritual ao servirmos ao próximo, principalmente pelo exemplo de vida dado. Em alguns casos praticamos a compaixão tendo que dizer não a alguém, ou deixando que as pessoas exerçam o direito de usar o seu livre arbítrio, pois o verdadeiro aprendizado com crescimento espiritual é conseqüência de exercermos o nosso direito de escolha e colhermos os resultados dela em nossas vidas.


Perdão ao próximo


Ao perdoarmos os nossos semelhantes às faltas que eles possam ter cometido para conosco (sabendo que falhamos também), estamos cortando a triste conexão do carma, livrando nosso semelhante de ter débitos espirituais conosco e nós com eles; débitos esses que inevitavelmente ensejariam a obrigatoriedade de serem resgatados mais tarde ou em outras existências. Desapegados desses vínculos infrutíferos, estaremos livres para a conexão positiva do amor incondicional e para progredir livremente no caminho espiritual.


Perdão a si mesmo


Quando nos perdoamos por nossas próprias falhas em vidas passadas e no presente, também nos livramos dos resgates cármicos e das doenças, pois eles originam-se de nosso corpo astral e/ou emocional, onde estão registradas profundamente as nossas emoções negativas tais como rancor, raiva, ódio, inveja, luxúria, medos, etc, por termos guardados débitos que não foram devidamente perdoados por nós. Sem essa limitação cármica, praticando a autocura, estaremos livres para vivenciar o progresso do espírito e teremos uma vida plena de saúde física.


Desapego


Exercitando o desapego ao mundo material e ao resultado de nossas ações, tudo que nos limita como ser humano espiritual, tais como ódio, vingança, inveja, disputas não éticas, orgulho, vaidade, prepotência, discórdia, etc., a vida interior passa a fluir livremente, revitalizando-se pela energia pura do amor e nos levando à ascensão espiritual. Embora todos estes caminhos e outros tantos sejam positivos de serem praticados isoladamente, o importante é praticarmos vários deles ao mesmo tempo, estimulando o nosso real progresso espiritual, de forma mais substancial e mais rápida, até que num determinado momento, como um clarão interior, acontece a iluminação.




Consciência


Nós somos, em essência, energia se manifestando através de um corpo, uma mente e um intelecto (Ego) que são todos transitórios, existirão até que exalemos o último suspiro/respiração, quando então ocorre o processo conhecido como morte, que acontece por diferentes motivos, que é quando a nossa alma (energia divina) abandona o mundo material e volta para dimensões superiores, se for o caso, onde terá que prestar contas de seus atos enquanto esteve vivendo na superfície do planeta. Estamos aqui para evoluirmos na nossa compreensão desses fatos, para lembrarmo-nos de QUEM REALMENTE SOMOS, para REadquirir a nossa conexão com a CONSCIÊNCIA DIVINA, e assim fazendo desenvolvê-la ao máximo possível. Consciência é energia, sabedoria, é compreender os fatos, as pessoas e o mundo que nos cerca. Quem possui esse atributo sobre si mesmo, têm muito melhores condições de se conduzir no caótico ambiente em que vivemos nesse final de ciclo de nossa civilização planetária. Somente assim teremos condições de recebermos orientação de níveis superiores que irão (se as seguirmos) determinar onde estaremos, e o quanto poderemos enfrentar de dificuldades que porventura se apresentem em nossas vidas. A CONSCIÊNCIA, sempre fez a diferença entre os índivíduos em todas as áreas de atuação do ser humano. Desenvolva a sua e voce descobrirá que a realidade é muito mais abrangente do que voce imaginava. Uma das expressões MÁXIMAS de consciência QUE PODEREMOS TER é o AMOR incondicional a todos e para com tudo.




Não devemos nunca deixar de ter em mente que o progresso espiritual gera poderes pessoais, que nunca podem ser usados para o mal e nem tão pouco estimular a vaidade e o orgulho de quem o detém, pois isso atrasa o progresso espiritual. Devemos viver tudo com humildade, com a plena certeza de que quase nada sabemos e que ainda temos muito a aprender.


“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros, assim como ele nos amou, praticando a tolerância e tendo muita paciência com os "erros alheios".




De: Arlete