segunda-feira, 13 de junho de 2011

Descarte ecológico do óleo vegetal e de cozinha

Quando mal descartado o óleo vegetal (de cozinha) pode oferecer riscos para o meio ambiente: se descartado nos aterros sanitários contamina o solo, alcança os lençóis freáticos, além de rios, mares, lagoas da região; se descartado nas pias e ralos entope encanamentos, e se o esgoto for mal direcionado chega até rios e mares.

Quando o óleo quando entra em contato com os corpos hídricos impede a troca perfeita de calor entre o meio externo e a água, o que gera um impedimento do processo natural de oxigenação, causando desequilíbrio no ecossistema local.

Felizmente crescem as cooperativas que trabalham recolhendo óleo vegetal (de cozinha). Esta é a forma ideal de descartar o óleo. Geralmente as cooperativas recebem o óleo e o transformam em biodiesel ou em sabão artesanais. Além de possibilitar uma solução ecológica para o óleo, você também estará apoiando boas iniciativas e contribuindo para geração de empregos e renda.

Esta alternativa também é válida para restos e sobras de óleos vegetais empregados em terapias, massoterapias, clínicas estéticas e spas.

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (PROVE), no Rio de Janeiro, recebe óleo de 40 cooperativas de catadores de lixo e trabalham com a idéia da transformação do óleo em biodiesel. Basta ligar para o telefone de contato e fazer de sua residência um ponto de coleta, eles buscam o óleo a partir de determinada quantidade.


PROVE - Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal
Tel.: (21) 2598-9242 ou (21) 2223-2664
prove2009@gmail.com ou febracom@globo.com