sexta-feira, 16 de abril de 2010


A Árvore

O homem deve trabalhar a sua semelhança com a natureza.Ver na natureza a forma de Deus e buscar nela o que lhe falta para compreender sua verdadeira natureza Divina.O homem deve comparar-se a uma grande árvore frondosa.A árvore, com sua determinação em chegar ao céu, desenvolve a sua força, resistência e constância.Na verdade, o que falta no homem é desenvolver a força da mente, a resistência às emoções e a constância no espírito.A força da árvore está em suas raízes que perfuram o solo em busca dos lençóis d’água. Sem a chuva ou na falta da água, a majestosa árvore encontra na superfície os sais minerais devidos para sua sobrevivência.

Assim, tem que ser o homem: com uma mente trabalhada, ele se fortalecerá, discernirá entre o certo e o errado, entenderá a lei da razão, da intuição e do coração, fazendo-os seus aliados contra as tempestades e secas em sua vida.O externo da árvore é a casca, o caule, as folhas e frutos.As criações humanas, as paixões, as emoções sem controle, assemelham-se ao externo da árvore.A árvore sofre as agressões externas dos animais racionais e irracionais e do clima, mas mesmo assim, a árvore sempre encontra uma forma de se renovar, de florescer e continuar a crescer para o alto.

O homem cria suas próprias agressões, cria aberturas para ser explorado de todas as formas, e não conseguindo reagir a sua fraqueza, termina cansado, fadado, não tendo força para completar a sua jornada.Devemos ser como a árvore que cria casca, que é renovada sempre e faz da casca sua proteção para ninguém lhe roubar sua seiva.O homem quando magoado, ferido, traído, deve transformar tudo isto em casca, lembrando das experiências e protegendo seu coração de suas próprias criações imaginárias.A árvore sempre cresce, espalha-se com seus braços largos e fortes. Às vezes, por alguma razão, um ou mais braços são quebrados, não voltando mais a mesma forma. Mas com o tempo, a árvore sempre encontra uma força (forma) de criar novos braços. Assim deve ser o homem, quando ele acha que perdeu tudo e ainda inconsciente, acredita que não lhe resta mais nada, ele deve pensar na árvore que nunca pára até chegar ao seu tempo de não existir.

Todo ser deve continuar a construir novos caminhos e sempre criar novas oportunidades.A árvore é um ser majestoso, imponente que dá segurança a sua sombra e amor aos seus frutos.Ela parece inabalável, mas não é verdade! O homem que não a vê como parte de Deus sobre a Terra, ou melhor, como parte de si mesmo, derruba as árvores para fins egoístas, sem piedade nem compaixão. Mesmo assim, elas continuam a crescer...São cortadas no tronco, porém começam a florescer e a crescer rumo ao céu, graças as suas raízes fortes. Mas o homem continua a cortá-las, até que a imponente árvore morra de fraqueza. Isto só acontece pelo único ponto fraco: ela não pode sair do seu local a qual foi destinada. É uma lei da natureza.O homem não tem este ponto fraco, pois quando ele quer, pode mudar a direção... Esta é a nossa força: o “Livre Arbítrio”, embora muitos homens prefiram permanecer imóveis, estáticos e sem vida.

Valdemir Soares Lopes

5 comentários:

  1. Evanir Rodrigues - SP16 de abril de 2010 às 03:59

    É um texto muito bem bolado, verdadeiro e real.
    A pergunta é: Como? o que fazer para mudar? qual a receita? A formula? Você poderia me explicar melhor isso?

    ResponderExcluir
  2. Pra mim não ficou claro essa parte:
    O homem cria suas próprias agressões, cria aberturas para ser explorado de todas as formas, e não conseguindo reagir a sua fraqueza, termina cansado, fadado, não tendo força para completar a sua jornada.

    ResponderExcluir
  3. Imaginei ser um blog limpo, serio. Com o intuito real de esclarecer e ajudar. Porém, mais uma vez me enganei. Realmente é apenas um blog de abobrinhas, que não respeita o SER HUMANO, ou seja um embromeicham. Sinto muito, muito mesmo por isso, pois a proposta parecia boa e seria.
    Realmente é lamentável, se não querem responder, então porque colocam ?

    ResponderExcluir
  4. Caríssima Evanir,

    O texto, assim como a Física Quântica, mostra às consciências de todos aqueles que desejam respostas para a vida sobre a enorme importância que é o processo do pensamento ou o “pensar”, bem como das nossas escolhas (livre arbítrio).
    As agressões criadas pelo homem, é de responsabilidade do ego que nos impede de sairmos do pensamento do “aqui e agora”. Ele representa a nossa natureza negativa e nos convence de que é melhor esquecer o presente e viajar para o passado para reviver sensações que achamos que nunca sentiremos de novo ou viajar para o futuro e viver fantasias e sonhos. A imaginação é um poderoso ímã, que quando sonhamos com o futuro, estamos atraindo tudo que as imagens mentais processam, porém não devemos esquecer que o futuro nada mais é do que o resultado daquilo que fazemos no presente! Se trabalharmos perfeitamente o “aqui e agora”, certamente nosso futuro será muito melhor do que podemos imaginar com nossas mentes.
    Através dos ensinamentos espirituais, compreendemos que a Luz maior está sempre oculta sob um véu mais escuro. Daí podemos concluir que sempre que nos encontrarmos em uma situação difícil, queda ou escuridão, devemos lembrar que essa situação é apenas um véu sobre a grande Luz que se encontra disponível para nós.
    A renovação do homem está na sua constante doação de amor e energia para as suas novas escolhas/comprometimentos, fazendo-o voltar-se para sua inspiração original que transformará suas sementes em raízes e galhos de uma bela árvore!

    ResponderExcluir
  5. Evanir Rodrigues - SP20 de maio de 2010 às 17:57

    Obrigada pelo esclarecimento e peço desculpas se fui um pouco grosseira.Mais vc sabe né, existe muita gente legal na internete, mais tambem tem gente que só quer aparecer.
    Um abraço...

    ResponderExcluir